AUTO ESCOLA 1
 PROPIAUI
Caprinos e ovinos

Criadores de Queimada Nova adquirem animais para ampliar produção de caprinos e ovinos

Projeto Viva o Semiárido, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

30/06/2020 09h44
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação

Por meio do Programa de Investimento Produtivo foram adquiridos 271 matrizes e 04 reprodutores, beneficiando 22 famílias.

Os produtores da Associação de Desenvolvimento de Queimada Grande, localizada no município de Queimada Nova, beneficiários do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio de parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), estão executando a terceira parcela do Programa de Investimento Produtivo.

Nessa etapa, foram adquiridos da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Vale do Rio Itaim (Coovita), 271 matrizes ovinas e 4 reprodutores, que irão beneficiar 22 famílias.

O superintendente do Desenvolvimento Rural e coordenador do projeto Viva o Semiárido no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, destaca que essa associação é uma das principais parceiras do projeto, pois vários dos sócios também fazem parte da Associação de Ovinos e Caprinos de Queimada Nova (Caprinova), que também é beneficiária do programa.

“Lá, o trabalho é integrado e muito importante na área da ovinocaprinocultura, principalmente no melhoramento das raças e da alimentação dos animais. Essa é uma associação que tem dado bons resultados ao programa e também é de onde saem não só grandes lideranças, mas também grandes criadores de ovinos e caprinos” ressaltou o gestor.

A associação foi contemplada com a construção do centro de manejo, kits de informática, máquina de imprensar feno, plantação de palma, roçadeiras e assistência técnica. No total, foram aplicados no projeto produtivo um valor de R$ 191.948,94.

Para a agricultora Macerlina de Brito Sousa, uma das associadas, o projeto trouxe diversos benefícios para a associação. “Com esse projeto, conseguimos nos reunir mais e nos organizar, o curso de manejo de animais melhorou bastante a nossa criação, pois se não fosse esse projeto a gente não tinha esse treinamento, foi uma coisa muito boa que chegou para a nossa associação, quero agradecer à Secretaria da Agricultura Familiar e ao Governo do Estado”, diz a produtora.

A associação conta com uma grande produção de feno, silagem, plantação de palma, capins adaptados para a região, leucena, algaroba entre outras forrageiras que irão garantir o suporte alimentar os animais no período de seca, umas das principais deficiências da região.

Aderaldo Aquino, coordenador do projeto no território Chapada Vale do Rio Itaim, avalia como positiva a execução da terceira etapa do projeto e fala do impacto na vida das famílias. “O principal impacto é o melhoramento do rebanho, pois foram adquiridos nesta terceira etapa animais de qualidade, além disso, também tem o melhoramento do manejo e da alimentação, que consequentemente vai aumentar a venda e melhorar a renda das famílias beneficiadas”, destacou Aquino.

O município de Queimada Nova foi beneficiado com a construção de um frigorífico e abatedouro de caprinos e ovinos, e a Associação de Desenvolvimento de Queimada Grande será uma das fornecedoras de animais para serem abatidos.

 

QUEIMADA NOVAQUEIMADA NOVA - PI Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Queimada Nova, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da Constituição Estadual de 4477, de 29-04-1992, alterado pela Lei Estadual nº 4728, de 26-12-1994, desmembrado do município de Paulistana. Sede no atual distrito de Queimada Nova (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.
São João do Piauí - PI
Atualizado às 01h03
23°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 21°
23°

Sensação

22.8 km/h

Vento

53.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio