AUTO ESCOLA 1
Cuidado com Corona Virus
COVID-19

Secretária de Saúde de São João do PI fala sobre a diferença nos números de casos positivos nos Boletins

De quinze casos positivo caiu para sete

29/05/2020 09h20
Por: Redação
Fonte: Portal Sanjoanense

Secretária de Saúde de São João do Piauí, Adriana Guimarães, fala sobre a diferença nos números de casos positivos nos Boletins Epidemiológico. Até a última terça-feira, dia 26 de maio, o Boletim Epidemiológico sobre a situação de COVID-19 emitido divulgado pela prefeitura de São João do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, informava 15 casos positivos, já no dia 27/05, mostrava 7 casos. Mesmo o informativo sendo lançado com uma nota explicativa, gerou algumas especulações por algumas pessoas.

VEJA O QUE DIZ A NOTA:

 “A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia, esclarece ao público que até o momento, existem somente sete casos confirmados de pacientes vinculados a São João do Piauí. Com relação aos demais (oito) casos, e que estão na contagem totalizando 15 pacientes notificados, todos são contabilizados automaticamente nas estatísticas da cidade de origem, cujo endereço está vinculado ao Cartão SUS e CPF dos respectivos, conforma o protocolo do sistema operacional, orientado pelo Ministério da Saúde.

E importante destacar que as pessoas com residência em São João do Piauí e que, eventualmente, são diagnosticados com covid-19 e são notificados em outros municípios, os dados serão contabilizados automaticamente nas estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí e da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI). Sendo assim, passaremos a divulgar o boletim epidemiológico somente dos casos pertencentes a São João do Piauí, em consonância com o boletim da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI).

Caso sejam necessários outros esclarecimentos, a Coordenação de Epidemiologia está à disposição.”

Para obter mais informações nossa equipe de reportagem procurou a Secretária de Saúde do município, Adriana Guimarães. Durante a entrevista, a mesma explicou que no cadastro do Cartão SUS do cidadão existe o registro do CPF e outras informações importantes, como o endereço de residência. Dessa forma, ao realizar uma notificação positiva de Covid-19, o sistema do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) direciona a informação para o município onde o Cartão SUS dessa pessoa está vinculado. “Como exemplo, cito os casos de pacientes de outros munícipios que são diagnosticados com Covid-19 no Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros e em seguida são notificados às autoridades de saúde da cidade na qual esses pacientes pertencem para que possam acompanhá-los e prestar os cuidados necessários. Sendo assim, não podemos afirmar que esses casos especiais fazem parte de São João do Piauí porque residem em outros municípios.” Concluiu.

Após a entrevista, foi realizado uma busca para obter mais informações no Portal Oficial da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Como resultado, foi possível constatar que realmente está informado 07 casos positivos de Covid-19 em São João do Piauí igual ao Boletim emitido pela Prefeitura no dia 27 de maio de 2020.