AUTO ESCOLA 1
Cachoeiras do Piauí
Adiamento

Olimpíada: Seis perguntas ainda sem respostas sobre o adiamento

O evento aconteceria entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano

25/03/2020 09h34
Por: Redação
Fonte: ESPN.com.br

Na última terça-feira, dia 24, após semanas de discussões por conta da pandemia do coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o governo do Japão anunciaram o adiamento dos Jogos de Tóquio de 2020 para 2021.

O evento aconteceria entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano, mas a pressão de confederações nacionais e atletas para postergá-lo pesou na decisão - eventos pré-olímpicos foram cancelados, e os confinamentos impostos em diversos países inviabilizam a preparação adequada.

Como uma decisão desta magnitude impacta de diferentes maneiras, o ESPN.com.br colheu seis perguntas ainda sem respostas oficiais quanto à Olimpíada. Comunicados e precedentes, no entanto, podem ajudar a entender a situação.

- Quando vai acontecer a Olimpíada?

O governo japonês, em princípio, havia dito que os Jogos foram adiados em um ano. O COI, porém, afirmou que o evento vai acontecer em 2021, mas sem uma data ainda confirmada. O limite apresentado pela entidade internacional é o verão do hemisfério norte, até setembro do ano que vem.

 Como ficam as classificações/vagas?

Não se sabe ao certo. A tendência é que quem tenha conquistado a vaga por classificação direta mantenha seu posto - exemplos: futebol, vôlei e outros. Quem se classificou via ranking, no entanto, pode perder a vaga se torneios antes cancelados voltarem a acontecer. Exemplos: caratê, judô.

- Suspenso em 2020 pode competir em 2021?

Atletas como Rafaela Silva (campeã no judô em 2016), Bia Haddad (brasileira de melhor ranking no tênis) e Gabriel Santos (membro do forte 4x100m livre da natação) foram suspensos por doping nos último meses, seus resultados recentes foram desconsiderados e não participariam dos Jogos neste ano. Com o adiamento da Olimpíada e o fim de suas punições, não se sabe se haverá chance de eles voltarem a competir e conseguirem os pontos/resultados necessários para brigar por vaga.

- Limite de idade para o futebol olímpico masculino

Uma seleção deve ter jogadores abaixo ou que tenham 23 anos na Olimpíada (além de poder convocar até três atletas acima desse limite). Com o adiamento para 2021, porém, jogadores vão acabar extrapolando esse limite de idade - no Brasil, por exemplo, seriam 12 casos. A Fifa já conversa com o COI sobre a possibilidade de ampliar o limite de idade para 24 anos, conforme revelou o GloboEsporte.com.

- E os patrocinadores?

Os contratos de patrocínio costumam durar até o fim da edição dos Jogos Olímpicos - serve para atletas, federações esportivas e confederações nacionais. Com a mudança de ano, porém, deverá haver discussão sobre se será mantido o apoio, se o valor continuará o mesmo (ainda mais com as moedas estrangeiras valorizadas) ou se cláusulas podem ser ativadas por causa da pandemia.

- Como acomodar Olimpíada e Mundiais em 2021?

Pegando as duas principais modalidades olímpicas como exemplos, o Mundial de Atletismo de Oregon (EUA) acontecerá entre 6 e 15 de agosto de 2021, enquanto o Mundial de Esportes Aquáticos está programado para Fukuoka (JAP) entre 16 de julho e 1º de agosto do próximo ano. Em nota oficial, tanto a federação internacional de atletismo quanto à de esportes aquáticos explicaram que vão conversar com o COI sobre a melhor data para acomodar seus eventos – afinal, ainda não se sabe quando serão os Jogos Olímpicos.

 

 

São João do Piauí - PI
Atualizado às 00h20
25°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
25°

Sensação

13.1 km/h

Vento

67%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Prevenção COVID_19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio