No período de 23 de novembro à 02 de dezembro de 2021 a Renova Mundo Energia e Engenharia em parceria com a empresa POWERTIS realizou a 1ª Campanha referente aos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social nas áreas de influência da USINA FOTOVOLTAICA GRAVIOLA I, II III E IV.
Nesta Primeira Campanha do Programa de Comunicação Social foram identificados e mapeados as partes interessadas e possíveis parcerias ao empreendimento, como organizações não governamentais, ONGs, secretarias municipais de meio ambiente, agricultura, educação e saúde, lideranças de todas as comunidades inseridas nas áreas de influência, rádios locais de maior audiência e alcance, gráficas e profissionais de diagramação e designer para confecção de materiais impressos e audiovisuais, blogs, carros de som, dentre outros.
Figuras 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08: Registros fotográficos de parceiros firmados para execução das próximas campanhas para PEA/PCS. Fonte: Renova Mundo, 2021.
Foram levantados meios de divulgações como rádios locais e blogs. Foi constato que as duas maiores rádios na cidade de São João do Piauí são a rádio Vale do Piauí e Alvorada. Nas próximas do programa será utilizado esse meio de comunicação para divulgação da campanha.
Figuras 09 e 10: Rádios identificadas no município de São João do Piauí. Fonte: Renova Mundo, 2021.
A equipe da Renova Mundo também estabeleceu contato com a proprietária do principal blog de notícias do município: o Blog da Baú. Este canal possui abrangência em São João do Piauí e nos seus respectivos distritos e povoados, além de ter um número elevado de acessos diários, com programação popular e boa audiência. Sendo assim, estabeleceu-se uma parceria para realizar publicações das campanhas de Comunicação Social e Educação Ambiental no supramencionado site da internet.
Figuras 11 e 12: Registros fotográficos com a proprietária do blog local em São João do Piauí. Fonte: Renova Mundo, 2021.
Com o andamento da obra e execução dos Planos e Programas Ambientais durante a implantação do empreendimento, foi elaborada a primeira edição do Boletim Informativo a respeito destas atividades, com o objetivo de promover a transparência e o diálogo entre as partes envolvidas. Foram distribuídos aproximadamente 900 boletins informativos na 1ª campanha em todas as atividades executadas pela Renova Mundo, às 16 comunidades inseridos na área de influência do empreendimento, bem como na sede municipal de São João do Piauí.
Figuras 13, 14, 15 e 16: Registros fotográficos de entrega dos boletins informativos entre as comunidades e no município de São João do Piauí. Fonte: Renova Mundo, 2021.
Foram alocadas na 1ª Campanha 05 caixas de sugestão, sendo a primeira disposta na igreja da CRQ Elisier, a segunda no Posto de Saúde do assentamento Lisboa, a terceira na sede da associação comunitária da CRQ Saco/Curtume, a quarta na Unidade Básica de Saúde de São João do Piauí, e a quinta ficou em posse da empresa SOLTEC para que seja alocada no canteiro de obras, quando houver.
A caixa tem por objetivo coletar sugestões, dúvidas, reclamações, solicitações e anseios da população a respeito do empreendimento. Trata-se de uma ferramenta simples de comunicação direta com as comunidades afetadas. Nela também conta o contato telefônico 0800 do empreendimento para demandas mais urgentes, o mesmo número encontra-se disponível por WhatsApp tendo em vista que é este o principal meio de comunicação em toda a zona rural do município. Ao lado das caixas de sugestão foram colados painéis com explicações a respeito do preenchimento das fichas a fim de orientar os usuários. A existência e localização das caixas foi amplamente divulgada ao longo de toda a campanha e, principalmente, nas incursões de entrega de boletins informativos em toda área de influência do empreendimento.
Figuras 17, 18, 19, 20, 21 e 22: Registros fotográficos das caixas de sugestões alocadas. Fonte: Renova Mundo, 2021.
Nesta primeira campanha também foi realizado o Diagnóstico Socioambiental Participativo – DSP no qual consiste num instrumento de articulação e empoderamento que visa diagnosticar, sensibilizar, mobilizar, compartilhar responsabilidades e motivar os grupos sociais impactados pelo empreendimento, a fim de se construir uma visão coletiva da realidade local, identificar as potencialidades, os problemas locais e as recomendações para sua melhoria, considerando os impactos socioambientais do empreendimento, resultando em uma base de dados que norteará e subsidiará a construção e implementação do PEA.
Foram realizadas reuniões com o poder público entre Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Saúde, e Assistência Social (CRAS) com o objetivo de entender as demandas e projetos já realizados no qual o programa poderá abarcar nas próximas campanhas.
Figuras 23, 24, 25, 26, 27 e 28: Registros Fotográficos das reuniões realizadas com o poder público. Fonte: Renova Mundo, 2021.
Também foram realizadas reuniões com as comunidades entre as Comunidades Rurais Quilombolas (CRQ) Riacho dos Negros (Escola da CRQ Malhada e Escola da CRQ Riacho do Ancelmo); CRQ Saco/Curtume (Sede da Associação Comunitária); Assentamento Lisboa (Escola Municipal do Assentamento). Nessas reuniões foram discutidos possíveis temas para as próximas campanhas para realização de cursos, oficinas, palestras e atividades de forma que estejam em consonância com a realidade das comunidades.
Figuras 29, 30, 31 e 32: Registros Fotográficos das reuniões realizadas com as comunidades. Fonte: Renova Mundo, 2021.
A Primeira Campanha do Programa de Educação Ambiental das UFVs Graviola I, II, III e IV ocorreram simultaneamente com a execução do Programa de Comunicação Social, onde foram coletadas reclamações e esclarecidas dúvidas acerca do empreendimento. Durante o DSP foram distribuídos boletins informativos de forma ampla, bem como aplicada a ouvidoria móvel para registrar opiniões e ocorrências.
Powertis e a Soltec EPC querem ouvir vocês, foram alocadas cinco caixas de sugestões, sendo a primeira disposta na igreja da CRQ Elisier, a segunda no Posto de Saúde do assentamento Lisboa, a terceira na sede da associação comunitária da CRQ Saco/Curtume, a quarta na Unidade Básica de Saúde de São João do Piauí, e a quinta ficou em posse da empresa SOLTEC para que seja alocada no canteiro de obras, quando houver.
QUEREMOS OUVIR SUGESTÕES, DÚVIDAS E/OU RECLAMAÇÕES DOS MORADORES DA REGIÃO.
Em caso de dúvidas, procurem canais de comunicação da Powertis. Para maiores informações acessem site www.powertis.com ou liguem para o número 0800 -591-4698 (Também é WhatsApp). A LIGAÇÃO É GRATUITA.
Sensação
Vento
Umidade