AUTO ESCOLA 1
AUTO ESCOLA 2a
Piauí

Cajueiro-Rei, do Piauí, pode ser considerado o maior do mundo

Nesta sexta-feira (10), foi realizado na cidade, o evento de 'quebra de recorde'.

10/12/2021 19h55
Por: Redação
Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O município de Cajueiro da Praia já é bastante reconhecido por abrigar Barra Grande, uma das mais belas praias do Nordeste, além de passeios surpreendentes como a Rota do Cavalo-Marinho e locais de aparição do Peixe-Boi Marinho, mas o que tem se destacado nos últimos dias é o Cajueiro-Rei. Nesta sexta-feira (10), foi realizado na cidade, o evento de ‘quebra de recorde’, uma das exigências do Guiness World Records para conceder o título de maior cajueiro do mundo ao Piauí.

Na solenidade, presente o deputado federal Flávio Nogueira que, em 2015, frente à pasta do Turismo, foi o responsável por firmar convênio com a Universidade Estadual para que fosse formado um grupo de estudos da planta. O objetivo era constatar que o cajueiro era maior que o Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte, que detém o título de maior do mundo.

Cajueiro-Rei, do Piauí, pode ser considerado o maior do mundo
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Enquanto secretário de Turismo, em 2015, firmei convênio com a Universidade Estadual do Piauí para que se formasse um grupo de estudos para colher materiais genéticos do Cajueiro-Rei. Os estudos feitos atestaram que o do nosso Estado possui o tamanho de 8.832 metros quadrados e 732 metros de perímetro, sendo todas as ramificações da mesma árvore e maior que o do Rio Grande do Norte”, explica o parlamentar.

O atual secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, afirma estar muito feliz e confiante com o resultado. “Muito feliz em fazer parte desse processo. Um trabalho que começou ainda na gestão de meu pai como secretário de Turismo. O nosso é maior que o do Rio Grande do Norte que possui 8.500 m². Vamos trazer esse título para o nosso Estado, contribuindo ainda mais para a valorização do Cajueiro-rei como atrativo turístico piauiense”, disse o gestor.

Cajueiro-Rei, do Piauí, pode ser considerado o maior do mundo
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Na prática, é como se a gente estivesse desafiando o cajueiro do Rio Grande do Norte. No evento, tivemos a presença de biólogos e engenheiros. Agora temos que seguir vários critérios que comprovem que somos o maior cajueiro do mundo. Estamos otimistas e com toda uma estrutura para eternizar o nosso amor pelo cajueiro, para o mundo”, disse o secretário Municipal de Turismo, Thiago Soares.

Ainda durante a solenidade foi realizada uma homenagem póstuma ao jornalista Kairo Amaral, um dos responsáveis pelas primeiras reportagens no local. Após um comunicado, um documento será enviado ao Guiness World Records que deve responder em até 12 dias se o cajueiro piauiense é realmente o maior do mundo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João do Piauí - PI
Atualizado às 12h35
35°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 24°
34°

Sensação

26.9 km/h

Vento

27.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio