A organização que prioriza a gestão da qualidade tem por destino a excelência. Ao menos que adote uma gestão de processos de modo improvisado, quer seja no desenvolvimento de seus produtos, serviços ou no atendimento aos clientes. Sendo assim, atentar para a gestão de pessoal, desenvolvimento, comunicação interna, gestão aplicada, entre outros é extremamente necessário. Por este motivo vemos estes aspectos mais detalhadamente:
Qualidade da equipe e gestão de talentos – Capacitar os funcionários é uma visão de prioridade zero. Como uma empresa pode se tornar competitiva se não for detentora de uma capacitação a altura? Assim como um time realiza diversos treinamentos para adquirir maior maestria e perícia em campo perante os campeonatos a empresa deve fazer o mesmo para a sua equipe possa performar com elevado índice de excelência.
Já a falta de capacitação dos funcionários sabemos obviamente em que se resulta, baixa qualidade nos produtos ou serviços, mas ainda, no atendimento ao cliente. Como pode os gestores desejarem em seus planos de metas de vendas chegar ao êxito se a equipe tem baixa performance ou competitividade? A empresa deve ficar atenta para a melhor
Qualidade nos produtos e serviços – Qual é o cliente que não gosta de contratar produtos de baixa qualidade? Ainda que seja no final de feira, as pessoas escolhem o que ainda demonstra a melhor apresentação. Exageros à parte, devemos considerar que muitas empresas dão focam na elevada escala de produção, não se atentando para levar em consideração as finalizações ou acabamentos destes produtos. Não diferente estas reflexões se aplicam também aos prestadores de serviços que em muitos casos não geram por exemplo, boas conexões com os seus respectivos clientes. Quantas vezes você fez um compra e não correspondeu com a propaganda que você se embasou para adquirir o produto ou serviço?
Qualidade da comunicação interna – A falta de uma comunicação clara, consistente e objetiva que possibilite a melhor integração dos colaboradores é uma aliança essencial para empresas que visam liderança de mercado. A comunicação surge na perspectiva de eliminar os ruídos existentes nas relações interpessoais com o propósito maior de gerar unidade nas mensagens que transitarão dentro da empresa. Vamos refletir:
- Quais são as impressões que você tem da empresa que você trabalha?
- Como são processadas as mensagens transmitidas por parte das lideranças, ou seja, como os líderes comunicam as suas ordens? Eles sabem solicitar?
- A comunicação dentro da empresa é dita de forma clara e objetiva ou os líderes não demonstram saber o que querem? Ou ainda, nem sabem o que querem?
- Quando a liderança muda existe alguma apresentação formal dessa alteração?
- Quando chegam funcionários novos na empresa, existe algum tipo de ação orientada para a promover a inclusão e alinhamento deles?
Qualidade na comunicação para os clientes – As empresas devem levar em consideração que a pesquisa é alma do negócio, afinal, se a empresa não sabe qual é o perfil do seu cliente, ela já está perdendo espaço para a concorrência. Vamos lá:
- Para que serve ter telefone para os clientes ligarem e quando eles ligarem, não são devidamente atendidos?
- Porque realizar belíssimas campanhas publicitárias para destacar ou exaltar a excelência dos seus produtos ou serviços e quando os clientes vivem a experiência de consumo só tem tristes queixas?
- Qual é o plano de ação que a empresa possui para gerenciar estas queixas?
Qualidade na gestão de processos e meios de produção – Em todo ambiente de produção, não podemos deixar de considerar a presença da tecnologia, o ambiente onde tudo acontece e os profissionais envolvidos. Se a empresa não se atenta ao passo-a-passo para a produção dos seus bens e serviços, certamente está fora da competição de mercado muito em breve. Porque não considerar as etapas fundamentais que dão forma ao produto final? Existem mais de condução dos processos? Existem lideranças capacitadas para conduzir as equipes no ambiente de produção?
Qualidade nas relações trabalhistas – Se a empresa tem excelentes propagandas, mas tem fortes contradições nas áreas a seguir, ela poderá facilmente não sair dos tribunais trabalhistas. Vamos lá:
- Alega ter as melhores condições de trabalho, mas paga o salário dos funcionários com atraso e abaixo do piso da categoria;
- Não remunera da forma justa as horas extras da equipe;
- Tem relações tóxicas entre a liderança e os colaboradores;
- Não há plano de salários e carreira;
- Não há programa de valorização dos funcionários, entre outros.
Realmente, cumprir estes pontos, já encaminha a empresa para patamares básicos bem resolvidos e que geram um clima organizacional favorável para assegurar melhor produtividade e boas relações profissionais.
Por Uemerson Florencio
* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.
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