Neste sábado último (04/01), aconteceu a I Feira Cultural do Peador e a tradicional Festa de Reis, na Quadra Central da Comunidade, situada a vinte e dois quilômetros do centro de Simplício Mendes. O evento foi realizado pelo ASCENDER Ponto de Educação e Cultura – APEC, sob a coordenação do Prof. Ivan Matos.
A realização da I Feira Cultural do Peador e da III Festa de Reis foi mais uma ação do projeto de ocupação do Espaço Cultural Peador, denominado RESISTINDO PARA REEXISTIR: Uma Questão de Resiliência, que teve o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura - MinC (Governo Federal), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult PI).
Apresentações musicais, de dança, exposição do artesanato produzido na comunidade, através dos cursos ministrados pelo ASCENDER, além das tradicionais barraquinhas de comidas típicas: manuê, cocada, bolo de milho e mungunzá, marcaram a I Feira Cultural do Peador.
O ponto alto foi a apresentação musical do menino Davi José de Sousa, de nove anos, aprendiz de sanfoneiro, fruto das oficinas de sanfona que aconteceram durante a ocupação cultural. Davi tocou três músicas tradicionais do Reisado e foi muito aplaudido pelo público.
Já a III Festa de Reis do Peador teve como principal atração as apresentações do Reisado do Peador, que comemorou neste dia, o Dia de Reis, com destaque para Aninha, a Burrinha do Meu Amo, dançada pela brincante Milene e do Grupo Musical do Reisado, o trio Tuí, Camila e Emerson Cantor, que são acompanhados pelo grupo Os Garotos do Forró. Para encerrar o evento Os Garotos do Forró animaram a festa com muito forró até o romper do dia.
A ocupação do Espaço Cultural Peador teve início em abril de 2024 perdurando por nove meses. Nesse período foram desenvolvidas diversas ações: Oficinas de Sanfona e Pandeiro, Cursos de Artesanato, Resgate da Roda de São Gonçalo, Organização do Grupo de Mulheres Dançadeiras do Peador, Oficinas de Confecção dos Personagens do Reisado, Organização do Grupo de Reisado Mirim, Oficina de Tranças Afro, Rodas de Conversa, Palestras entre outras. Uma ação muito importante foi a gravação profissional de onze músicas tradicionais do Reisado, feitas pelo Grupo Musical do Reisado do Peador, no Estúdio Veiga, em São Raimundo Nonato PI.w1
Sensação
Vento
Umidade