O setor de turismo no Brasil gerou cerca de 54 mil vagas formais de trabalho nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano. O volume de empregos com carteira assinada teve crescimento de 32% quando comparado com o terceiro trimestre de 2023.
As vagas formais foram analisadas pelo Ministério do Turismo, com base nas informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.
33 mil vagas para o grupo de Alojamento e Alimentação
Considerando os segmentos ligados ao turismo, o grupo de “Alojamento e Alimentação” foi o que apresentou o melhor desempenho na criação de novas vagas no último trimestre. Foram 33.3 mil, um aumento de 21.8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando esse número chegou a 27.3 mil.
Em segundo lugar, vem “Artes/Cultura”, que cresceu 18%, saindo de 6.6 mil postos de trabalho no terceiro trimestre de 2023, para 7.8 mil empregos formais de agosto a outubro deste ano.
As mulheres são a maioria nas vagas formais do setor turístico, segundo os dados do Novo Caged. A maioria das contratações foram feitas na Região Sudeste (2.472), seguida pela Região Sul do Brasil com 1.292 novas vagas. No Nordeste, 694 mulheres assinaram a carteira de trabalho no décimo mês do ano. Na Região Norte foram 442 e no Centro-Oeste 268 empregos formais foram ocupados por elas.
Por tudoviagem
Sensação
Vento
Umidade