CAMPANHA DISTRIBUICAO-AGOSTO
Fogo

No Território Serra da Capivara famílias perdem casas durante incêndios

A situação gerou uma verdadeira operação dos moradores e da gestão local na contingência dos incêndios.

09/09/2021 08h18
Por: Redação
Fonte: Portal Meio Norte

O município de São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), segue com uma mega operação conjunta na tentativa de controlar os diversos focos de incêndios que atingem a cidade nas últimas horas. Apesar de parte do fogo já ter sido controlado, pelo menos cinco famílias foram duramente afetadas, onde perderam totalmente suas residências pelas chamas.  

A secretária de assistência social do município prestou as devidas assistências às famílias. O trabalho segue sendo realizado, com o apoio das Secretarias municipais do Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura, da equipe do PrevFogo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), guarnição do Corpo de Bombeiros de Floriano e Polícia Ambiental, para evitar que mais casas sejam atingidas. 

Umas das principais preocupações da gestão local é região da Serra dos Gringos,  que fica localizada à 8 km da zona urbana do município e divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara. Segundo informações apuradas pelo Meionorte.com junto à Prefeitura de São Raimundo Nonato, foi realizado uma mobilização de maquinários das cidades circunvizinhas, para a realização dos aceiros, a fim de evitar o prologamento do fogo e para facilitar o acesso dos carros pipa aos focos. 

Vários focos ao mesmo tempo

Em suas redes sociais, a prefeita Carmelita Castro lamentou o ocorrido na cidade e explicou como está sendo realizado o trabalho dos bombeiros e demais organizações no apoio ao controle dos focos. 

 “Foram vários focos ao mesmo tempo. Infelizmente é um fenômeno difícil de se controlar, pois apesar das campanhas de conscientização contra queimadas, muitos não colaboram e a Prefeitura, por meio do secretário do Meio Ambiente, André Landim, se prontificou, junto aos órgãos competentes, a dar todo apoio para combater as chamas. Temos feito o que está ao nosso alcance: suporte às brigadas do ICMBIO com o envio de carros pipas. Está sendo uma noite difícil, não só para as famílias afetadas, mas para todos os sanraimundenses. Que Deus nos guie nesse momento difícil.”, escreveu. 

Whindersson Nunes se mobiliza contra incêndio

O humorista Whindersson Nunes usou a sua conta no Twitter para demonstrar preocupação e fazer um apelo para que o incêndio na Serra das Capivara seja controlado. 

"Deixa isso acontecer na Serra da Capivara, não, gente. Por favor. Esse fogo é perto dos fósseis mais antigos das Américas, vocês sabem que a gente não consegue controlar um fogo num museu numa capital, imagina assim isolado", postou ele, na manhã desta quarta-feira (08). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João do Piauí - PI
Atualizado às 01h20
25°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 21°
25°

Sensação

20.2 km/h

Vento

31.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH2
Sua primeira CNH
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio