Coronavírus
AUTO ESCOLA 1
Torcida única

Copa do Brasil: jogo do River terá torcida única após confusões no Albertão

O Ministério Público do Piauí expediu a recomendação

22/02/2020 09h43
Por: Redação
Fonte: Portal Cidade Verde

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu recomendação para que a partida entre River e América-RN, na Quarta-feira de Cinzas (26), pela Copa do Brasil, seja realizada com torcida única. O jogo está marcado para 20h30 no estádio Albertão e poderá contar somente com torcedores riverinos - medida inédita no Piauí. 

A notificação foi enviada pela 32ª Promotoria de Justiça de Teresina para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação de Futebol do Piauí (FFP). Em nota, o River Atlético Clube comunicou que acatará a recomendação.

A promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira justificou a necessidade de torcida única em razão dos episódios no jogo entre River e América-RN pela Copa do Nordeste, no dia 9 de fevereiro, quando houve briga entre integrantes de torcidas organizadas.

Depois do episódio, a Justiça já havia concedido liminar para suspender a presença da torcida organizada Esporão do Galo de eventos esportivos no Piauí por 120 dias - o que valerá para o jogo entre River e América-RN. 

A FFP comunicou a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, nesta sexta-feira (21), sobre a recomendação a ser acatada pela no Albertão, e garantiu ao Cidadeverde.com que todos os órgãos envolvidos, entre eles a Polícia Militar, trabalham para garantir a presença de torcida única na partida. 

Em nota, o River reafirmou compromisso firmado pelo presidente do clube, Genivaldo Campelo, de garantir a realização do jogo "sem maiores intercorrências". O dirigente já havia anunciado investir em segurança privada e vistoria nos próximos jogos do Galo. 

O clube lamentou a partida com torcida única por entender "que o futebol é democrático e precisa contar com a participação de todos. Porém a segurança é um bem maior a ser preservado e a recomendação do Ministério Público deve ser atendida."

Sobre os incidentes da partida da Copa do Nordeste, Genivaldo Campelo registrou boletim de ocorrência citando cinco torcidas organizadas, entre elas de Flamengo-PI, Fortaleza-CE e Guarany de Sobral-CE. 

Veja a nota do River:

NOTA OFICIAL - River x América-RN com torcida única

O River Atlético Clube, através da Federação de Futebol do Piauí, recebeu uma notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), para que a partida entre River e América de Natal, válida pela segunda fase da Copa do Brasil 2020 e que acontecerá na próxima quarta-feira (26), no estádio Albertão, em Teresina, tenha a presença unicamente de torcedores do clube mandante.  

A recomendação expedida nesta quinta-feira (20) pela Promotora de Justiça Maria das Graças Monte Teixeira, da 32º Promotoria de Justiça de Teresina, levou em consideração os atos de violência vistos no último encontro entre os dois times, em jogo válido pela Copa do Nordeste no dia 09 de fevereiro. 

Na notificação recomendatória, a Promotora ressalta que a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associação de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como aqueles que, de qualquer forma, promovem, organizem, coordenam ou participam dos eventos esportivos, conforme preceituas o art. 1º-A da Lei nº 10671/2003, que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor.

O presidente do River Atlético Clube, Genivaldo Campelo, bem como a sua diretoria, entendem que o futebol é democrático e precisa contar com a participação de todos. Porém a segurança é um bem maior a ser preservado e a recomendação do Ministério Público deve ser atendida.

A diretoria do River Atlético Clube bem como a sua comissão técnica e todo o seu elenco, trabalham para que no próximo dia 26 de fevereiro, possa ser realizado um grande evento esportivo sem maiores intercorrências no estádio Albertão.

São João do Piauí - PI
Atualizado às 00h20
27°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 25°
29°

Sensação

9.2 km/h

Vento

69.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH2
Sua primeira CNH
Prevenção COVID_19
Municípios
Serviço de delivery Pizzaria Forno & Lenha
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio