No dia 23/05, o Portal AZ publicou a matéria “Inauguração de resort de luxo contrasta com abandono do Parque Serra da Capivara” com o subtítulo “A administração do parque tem recebido críticas pelo estado dos locais de visitação”, assinada pela Redação. A reportagem mostra fotos e cita infraestruturas do parque em aspecto de situação de abandono.
A publicação gerou muita repercussão nas redes socias e as associações de condutores: Associação CRAÔS; Associação Pimenteiras e Associação Tribos da Capivara lançaram uma Nota de Repúdio à matéria do Portal AZ.
Confira na integra a Nota de Repúdio das associações:
“NOTA DE REPÚDIO
As Associações de Condutores do Parque Nacional Serra da Capivara (CRAÔS, Pimenteiras, Tribos da Capivara e condutores independentes), vêm manifestar-se publicamente nosso veemente repúdio à matéria veiculada pelo Portalaz.com, com propagação de fake News em relação ao Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí-Brasil. A disseminação de informações falsas sobre a situação do PARNA Serra da Capivara não apenas desinforma, mas também fomenta a desconfiança e causar danos irreparáveis a Unidade de Conservação, aqueles que trabalham na Unidade de Conservação (Condutores, Guariteiras, Gestão, Pesquisadores, entre outros), além de impactos na economia da região.
As informações veiculadas de abandono do PARNA Serra da Capivara NÃO CONDIZ com a realidade, o que pode ser constatado por todos que visitam a Unidade de Conservação. Salientamos que as fotos divulgadas na matéria do portal, foram feitas pela equipe do ICMBio, indicando as estruturas que estavam passando por manutenção. Vale ressaltar que o PARNA Serra da Capivara tem uma das melhores estruturas de visitação do país.
Solicitamos, ainda, que os veículos de comunicação atuem com rigor na apuração dos fatos e contribuam para o combate à desinformação.
Dessa forma, repudiamos integralmente a matéria veiculada pelo portalaz.com, ao tempo que fazemos o convite para visitar o PARNA Serra da Capivara, com todas as suas belezas cênicas e seu grande acervo de materiais dos povos ancestrais que habitaram a região.
Assinam esta nota:
Associação CRAÔS;
Associação Pimenteiras;
Associação Tribos da Capivara”
Sensação
Vento
Umidade