CAMPANHA DISTRIBUICAO-AGOSTO
Cultura

Forró e reisado encerram o Projeto “A Voz da Cultura” Em Simplício Mendes.

O projeto tem como foco principal incentivar, apoiar e divulgar o trabalho dos talentos artísticos locais.

02/08/2021 01h01
Por: Redação
Fonte: Portal de Notícias JB

Na tarde do último sábado (31/07) foi realizada no Hot Bar na cidade de Simplício Mendes as apresentações que marcaram o encerramento da 1ª edição do Projeto “A Voz da Cultura” idealizado, organizado e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Prefeitura de Simplício Mendes.

O encerramento teve a apresentação do grupo musical Chiquinho do Acordeom & Os Garotos do Forró, e o Grupo Reisado do Peador, localidade quilombola da Zona Rural do município de Simplício Mendes.

O evento foi transmitido ao vivo pela emissora local Rádio AM Mafrense, Instagram da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude e pelo Facebook da Prefeitura Municipal. Contou com a presença do prefeito Márcio Moura.

O projeto tem como o foco principal, incentivar, apoiar e divulgar o trabalho dos talentos artísticos locais, no período da pandemia onde todos os músicos estão parados sem trabalhar. A primeira apresentação do projeto foi realizada no dia 15 de maio do corrente ano.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude investiu um cachê no valor de R$ 150,00 para cada artista individual e o valor de R$ 300,00 para os grupos que se apresentaram no projeto. Foram mais de 35 músicos, 14 bandas e 07 poetas, um total de mais de 60 artistas que se apresentaram no projeto cultural, que disponibilizou o tempo para cada apresentação de 35 minutos para os músicos e 05 minutos para os poetas.

Além dessa ajuda financeira do Poder Executivo Municipal os artistas receberam doações durante a apresentação e ainda ganharam patrocínio extras dos seus apoiadores totalizando uma quantia maior para a renda de cada artista.

“Hoje dia 31 de julho de 2021 é uma data especial para todos nós da cidade de Simplício Mendes. A Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude (SCTEJ) finalizou hoje às apresentações do Projeto “A Voz da Cultura”, projeto esse que tinha como principal objetivo promover e divulgar os artistas culturais de nossa cidade, não deixando que os mesmo caíssem no esquecimento por conta do momento Sanitário difícil em que o mundo se encontra. Tivemos a honra por três (03) meses de apresentar o programa  A Voz da Cultura ao vivo nos dias de sábado através das ondas sonoras da Rádio Mafrense AM e também pelo Instagram da SCTEJ e Facebook da Prefeitura, tudo isso com apoio total do Prefeito Márcio Moura e toda equipe que forma a SCTEJ. Passaram pelo programa mais de 60 artistas da música, 07 poetas de nossa cidade dentre outros… Eu (Ailson Belê) como Secretário a frente da pasta da SCTEJ me sinto orgulhoso pelo trabalho realizado e também pela satisfação de todos os participantes, isso nos mostra que estamos no caminho certo e que temos que continuar nessa mesma linha de pensamento, buscando interagir mais e abrir mais portas para os fazedores de Cultura de nossa cidade”.  Disse Ailson Araújo de Alencar, Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.

A reportagem conversou com o Professor e Pesquisador da Cultural Popular Ivan Matos, veja o que ele disse.

APRESENTAÇÃO DO REISADO DO PEADOR NO PROJETO “A VOZ DA CULTURA”

 O Reisado do Peador se apresentou neste dia 31 de julho, fechando o Projeto “A Voz da Cultura” da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Simplício Mendes, juntamente com Chiquinho do Acordeon & os Garotos do Forró. O Projeto “A Voz da Cultura” teve três meses de duração e aconteceu sempre aos sábados, com transmissão ao vivo pela Rádio Mafrense e pelas Redes Sociais da Prefeitura Municipal. O objetivo foi apoiar os artistas da cidade durante a pandemia. No entanto, a apresentação do Reisado esteve além desse objetivo. Ela foi uma ação do Projeto de Tombamento do Grupo de Tradições Culturais Reisado do Peador, que tem o apoio da própria secretaria e de 10 empresas locais, que se transformaram em “Empresas Amigas do Patrimônio Cultural de Simplício Medes. São elas: Conect, Sousa Supermercado, Ana Armarinho e Papelaria, São João Supermecado, São Pedro Móveis, Campo Fértil, Mateus Supermercado, Auto Peças Pinheiro, Farmácia Janeto e Gasoline.

Peador é uma Comunidade Tradicional situada a 22 Km sudoeste do centro urbano de Simplício Mendes. São cerca de 78 famílias, todas oriundas da Família Torquato, proveniente do lugarejo Alto Alegre nos arredores de Picos PI. A Família Torquato chegou no lugar em 1952 e com eles, trouxeram e cultivaram suas manifestações culturais: Roda de São Gonçalo, Reisado, crenças, hábitos, costumes e cultos religiosos diversos. Essas tradições, no entanto, foram se perdendo com o tempo e com os novos hábitos de modernidade, elementos da globalização, que atingem principalmente os jovens.

O Reisado talvez tenha sido a mais forte das manifestações cultuadas na Comunidade Peador e a que perdurou por mais tempo. Em sua forma original, os Mateus (brincantes de Reisado) percorriam curtos e longos trechos, a pé ou montados em jumentos, burros, cavalos e dançavam e cantavam, fazendo festa aos “Meus Amos” e “Minhas Amas”, nos lugares onde eram “chegantes”, durante seis noites seguidas, a partir de primeiro de janeiro. O Objetivo era recolher mantimentos e donativos para a culminância, a grande festa, o culto aos Reis Magos, que acontecia no dia 06 de janeiro, no seio da Comunidade.

A manifestação do Reisado do Peador estava adormecida há 14 anos, quando, em 2016, o Professor e Pesquisador da Cultura Popular Ivan Matos, Coordenador de Projetos do ASCENDER Ponto de Educação e Cultura – APEC, OSC de Utilidade Pública Municipal, aportou na Comunidade Peador. Desde então, ele desenvolve um Plano de Intervenção Local (PIL) com projetos nas áreas social, cultural e de economia criativa. Um dos resultados apresentados é o resgate do Reisado, que voltou à atividade definitivamente em 2019 (17 anos depois) e que, mesmo sob o impacto da pandemia, está rediviva e ativa.

Num verdadeiro “trabalho de formiguinha”, o Pesquisador Ivan Matos, dedica-se a organizar social e culturalmente a Comunidade Peador e a documentar sua história cultural. O Professor está escrevendo um livro, produzindo um documentário em vídeo e “recolhendo” as cantigas tradicionais do reisado para compor um CD. O Objetivo é produzir um “Inventário” para fundamentar o registro e o tombamento da atividade no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, meta a ser alcançada em 2022.

Fotos João Batista/JB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João do Piauí - PI
Atualizado às 01h40
25°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 21°
25°

Sensação

20.2 km/h

Vento

31.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio