AUTO ESCOLA 1
Coronavírus
O dia da cirurgia

Lucas Amorim, uma luta de vida e uma vitória importante

O fim de uma espera e o começo de uma nova vida

06/02/2020 09h53
Por: Redação
Fonte: Portal Sanjoanense

A cirurgia de transplante de intestino do jovem Lucas Amorim aconteceu sem nenhum transtorno, o jovem passa bem e estar na Unidade de Terapia Intensiva – UTI e pôs fim a uma espera que iniciou em 2012.

A família foi comunicada às 8h00min da oferta do órgão que se encaixava no perfil do jovem e a cirurgia iniciou de fato depois das 18h00min, com tempo estimado de 8 horas e sem nenhum contratempo, assim aconteceu, por volta 02h30min da madrugada desta quinta-feira, dia 06/02. Os médicos estão satisfeitos com a cirurgia, mas o caso requer cautela, atenção e cuidados nos primeiros dias.

O ano de 2019 Foi um ano estável, sem infecções, peso estabilizado e taxas normais. Mas durante à espera Lucas precisou lidar com muitas perdas (estudos, trabalhos, conivência com a família, amigos e namorada), muitas restrições ( horários, alimentos, tem dias que até água lhe causa mal-estar). mudaram de cidade, de estado para proporcionar tratamento adequado pra ele, e isso tem um custo alto, mesmo com tratamento pelo SUS.( em várias situações precisaram adquirir medicações, fazer exames complementares e ainda as despesas com estadia).

Enfim tem um conjunto de fatores que precisam todos os dias administrar, ter controle emocional pra esperar por tanto tempo.

A demora se deu por o Lucas ter indicação pra transplante de intestino delgado (ele tem cerca de 12cm), esse tipo de transplante no Brasil ainda é experimental, e precisa de uma série de ajustes (principalmente recursos financeiros) pra que possa ocorrer de forma rotineira como  já acontece com fígado, rins, coração. Além disso, existe a grande dificuldade em captar esse tipo órgão, as doações são muito escassas e o órgão precisa estar em perfeitas condições para que ocorra o transplante. E ainda, no caso específico de Lucas, tem uma outra questão. Quando paciente entra em lista de transplante faz uma série de exames e um desses se constatou que o CMV (citomegalovirus) dele é negativo o que restringe o possível doador, pois a maioria da população e CMV positivo. São dificuldades que tiveram que enfrentar.
Desde 2016, para levar o Lucas pra fazer esse transplante fora do Brasil, e houve decisão favorável em Primeira Instância, mas a União recorreu para a Segunda Instância. Enfim esse é um resumo do que foi vivido até a última quarta-feira, dia 05 de fevereiro.

São João do Piauí - PI
Atualizado às 00h20
26°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 24°
27°

Sensação

9.6 km/h

Vento

71.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Prevenção COVID_19
Municípios
Serviço de delivery Pizzaria Forno & Lenha
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio