CAMPANHA DISTRIBUICAO-AGOSTO
pré-candidato

Pré-candidato à vaga de desembargador do TJ/PI, terá reunião com advogados de São João do Piauí

O advogado Campelo Filho, pré-candidato ao Quinto Constitucional a uma vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI)

13/07/2021 09h58
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação

O advogado Campelo Filho, pré-candidato ao Quinto Constitucional a uma vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), almoçará hoje (13) no Planetário São João, na cidade de São João do Piauí as 12h30 com advogados que atuam na região.

Na oportunidade, Campelo Filho falará um pouco sobre sua atuação nestes 25 anos de militância na advocacia, sobre o Quinto Constitucional e sua importância; e como advogados e advogadas podem contribuir para o fortalecimento do judiciário piauiense e da classe como um todo.  “Também será um momento para ouvirmos os anseios, as questões relativas à região e a atuação da advocacia nos municípios, que sabemos que é importante e tem suas particularidades”, complementa Campelo Filho.

Questionado sobre a importância do quinto constitucional e do papel do advogado na administração da Justiça, Campelo Filho é categórico. “O legislador constituinte foi muito sábio quando instituiu que 20% (1/5) da vaga nos Tribunais de Justiça deveria ser ocupada por um(a) advogado(a). E o fez porque o advogado(a) vai oxigenar o Tribunal, à medida que ele leva elementos, conhecimento do dia a dia da prática e da atividade da justiça, do contato com a sociedade que tem diuturnamente. Tudo isso, sem dúvidas, contribui para a administração da justiça”, diz

Na ocasião, acontecerá também o lançamento do Livro “Reflexões Críticas – A condução da política no Brasil: Estado, Sociedade e Direito”; e do E-book sobre Empreendedorismo na Advocacia, um projeto idealizado pelo advogado que tem por objetivo desenvolver o exercício da advocacia e incentivar o empreendedorismo na área.

Além de 25 anos de militância na advocacia, Campelo Filho tem vários serviços prestados à classe e a sociedade de forma voluntária. Na OAB/PI, foi Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, ocasião em que criou o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVVI) e realizou o 1º Congresso Internacional sobre Direitos Humanos no estado; foi Diretor Acadêmico e Professor da ESA – Piauí; Ex-membro do Tribunal de Ética; criou a Ouvidoria Geral da instituição, sendo também Ouvidor-Geral. Também foi membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB Nacional e é professor da Escola Superior da Magistratura- ESMEPI há 20 anos.

 Por Natália Soares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João do Piauí - PI
Atualizado às 01h40
25°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 21°
25°

Sensação

20.2 km/h

Vento

31.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH2
Sua primeira CNH
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio