CAMPANHA MES DE MAIO - COVI
História

Descendentes de Valério Coelho criam associação para preservação da sua história

Preservar a história, ter o conhecimento da origem de uma família é algo muito importante.

30/05/2021 19h29Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação

Em setembro de 2013 foi realizado em Paulistana-PI, o “Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho”, alusivo ao seu tricentenário de nascimento, oportunidade em que o então Governador do Piauí, Wilson Martins, criou a Medalha Valério Coelho.  A ideia desse evento nasceu com José Carmoberto Costa, que em 2011, fez contato com familiares e um blog de Paulistana-PI. À frente desse evento se juntaram ao Carmoberto: Manoelito Coelho, Cosme Cavalcanti (arquiteto em Petrolina), José Florêncio Filho, Marcos Damasceno (político e escritor), e Josinaldo Miguel de Sousa.

Em 2019 foi criado pelo professor picoense, Felipe Alves dos Reis, um Grupo no Whatsapp para tratar da genealogia de Valério Coelho. Aconteceu a aproximação entre pessoas do mundo inteiro e o crescimento dos dados geneológicos foi exponencial. Dessas pessoas, dentre outras, destacamos o Francisco Antônio de Alencar, natural de Pio IX-PI (Ex-secretário de Educação, e da Justiça e de Segurança do Piauí) que conseguiu junto ao Professor Mairton Celestino, da UFPI, imagens dos Livros dos Registros Religiosos de Oeiras e Jaicós-PI dos anos 1850 em diante. De posse das imagens desses Livros, muitas descobertas foram feitas, principalmente pelo José Ernandes de Carvalho e a Ivonete Paixão (esta, também responsável pelo desenho da logomarca da ADVC).

No final de 2020, o José Carmoberto, teve a ideia de criar uma Associação, com o objetivo de melhor cuidar da preservação da história do português Valério Coelho e descendentes. Essa ideia se concretizou no dia 02-01-2021 com a criação da ADVC – Associação dos Descendentes de Valério Coelho, que tem como 1º presidente o Josinaldo Miguel de Sousa. Informações sobre essa associação poderá ser encontrada no Facebook, na página https://www.facebook.com/groups/402484894423124, ou pesquisando por: Grupo Associação dos Descentes de Valério Coelho – ADVC, ou também entrando em contato com o Josinaldo pelo número 89 99406-7390. Importante ressaltar que quem fizer o Cadastro e pagar as mensalidades até o dia 31.05.2021 (2ª-feira), será considerado Sócio Fundador.

Essa associação registrou um domínio, http://www.coelhorodrigues.ong.br/default.asp  que estará disponível a partir da próxima 3ª-feira, dia 1º de junho, com informações da Família Coelho. Iniciará com informações de aproximadamente 11.000 pessoas já cadastradas, inclusive, os Sócios Fundadores (cadastrados na ADVC e com mensalidades pagas,  terão seus nomes divulgados na página inicial.

Esperamos a partir daí, receber mais informações e incluir muitos outros descendentes desse português, que é considerado o Patriarca do Sertão.

 

Por: ADVC – Associação dos Descendentes de Valério Coelho

QUEIMADA NOVAQUEIMADA NOVA - PI Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Queimada Nova, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da Constituição Estadual de 4477, de 29-04-1992, alterado pela Lei Estadual nº 4728, de 26-12-1994, desmembrado do município de Paulistana. Sede no atual distrito de Queimada Nova (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.
São João do Piauí - PI
Atualizado às 03h53
22°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
22°

Sensação

17.9 km/h

Vento

59.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio