CAMPANHA MES DE MAIO - COVI
Estiagem

Governo estuda projeto para 30 cidades que sofrem com a seca

O governo estuda medidas e obras que garantam o abastecimento ininterrupto d’água, em municípios que sofrem com a seca.

04/05/2021 08h25
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação

O governador Wellington Dias analisou, nesta segunda-feira (3), em reunião com o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, e o superintendente da pasta, Rodrigo Martins, propostas de projetos de segurança hídrica para inclusão no PRO Água. O governo estuda medidas e obras que garantam o abastecimento ininterrupto d’água, em municípios que sofrem com a seca, ano após ano.

“O objetivo é garantir o seguimento de obras em andamento para completar segurança hídrica com água potável, de qualidade. Além disso, incluir novas alternativas”, explicou Dias.

Ainda em fase de elaboração, o PRO Água busca solucionar o problema da escassez hídrica. Entre as obras possíveis, estão previstas barragens em áreas elevadas para distribuição de água por gravidade. Outra opção são os sistemas de baterias de poços. O programa deve oferecer alternativas de abastecimento permanente para mais de 30 municípios que convivem com a estiagem, entre eles Caracol, Jaicós, São Braz do Piauí e Fartura do Piauí.

Em 2021, de acordo com a Defesa Civil, o período chuvoso não foi suficiente para encher os reservatórios d’água em boa parte das cidades da região semiárida. O órgão já monitora regiões que necessitarão de abastecimento com caminhões-pipa. “Buscamos encontrar, em cada município, a alternativa mais viável do ponto de vista econômico e que permita segurança para que a população seja abastecida”, finalizou Dias.

Com informações CCOM

NOTA

Para quem mora em algumas regiões que foram bem providas de chuvas, onde a Caatinga permanece ainda viçosa e com muitas águas nos açudes, ver com estranheza esta informação, mas o último período de chuvas no sertão do Piauí, conhecido como inverno, foi bastante irregular dando imagens contrastantes, pois em São João do Piauí a Barragem do Jenipapo, com capacidade superior a 240 milhões de litros cúbicos chegou a sangrar e no município de Queimada Nova tivemos estradas rompidas pela água de fortes chuvas, enquanto isso habitantes de regiões dentro no mesmo estado sofre pela escassez de chuvas.  Vale ressaltar que ainda temos o efeito da “Seca Verde” quando as chuvas são insuficientes para o cultivo dos produtos agrários, mas deixam a mata verdejante.

Redação

São João do Piauí - PI
Atualizado às 03h52
24°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
24°

Sensação

17.5 km/h

Vento

67.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH
Sua primeira CNH2
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio