CAMPANHA MES DE MAIO - COVI
Cultura

Justiça interdita Museu do Piauí e exige atestado do Corpo de Bombeiros

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) reforça a reforma realizada em 2017.

07/02/2021 17h35
Por: Redação
Fonte: Portal Cidade Verde

O Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes- foi interditado por decisão judicial que deu parecer favorável a ação do Ministério Público do Piauí. O juiz João Gabriel Furtado Baptista, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, determina que o espaço de cultura permaneça fechado "enquanto não seja expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar o atestado de regularidade". 

Segundo a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, ainda não houve notificação e a interdição causa surpresa porque o prédio foi estruturado em 2019.

"Em 2017 passamos por uma reforma na estrutura física do prédio, com o incêndio do Museu Nacional em 2018, as providências foram tomadas também para se instalar um sistema de combate a incêndio. Esse projeto foi aprovado pelo Siec e executado no fim de 2019. Temos detectores de fumaça, caixa d'água com mais de 20 mil litros, hidrantes, para-raio. É um sistema completo. Não fomos notificados pelo Corpo de Bombeiros ou Ministério Público", explica Dora Medeiros.

Ela conta ainda que, por causa da pandemia, o prédio estava fechado ao público, mas internado estava sendo executado projeto de climatização no segundo piso. 

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) reforça a reforma realizada em 2017 e lamenta a decisão judicial. Confira a nota na íntegra: 

"Sobre a interdição do Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, a Secretaria Estadual de Cultura - Secult esclarece que até o momento não foi notificada da decisão.

O Museu ganhou uma grande reforma em 2017, que contemplou toda a estrutura física do prédio, além de uma nova museografia. Em 2019, foi instalado um moderno sistema de combate a incêndios, que conta com hidrantes, extintores, para-raios, detector de fumaça e todos os equipamentos recomendados no projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros. 

O espaço ainda ganhou acessibilidade, com instalação de uma plataforma elevatória, e climatização.

Os funcionários do local também são treinados e participaram recentemente de um curso para formação de brigadistas. Portanto, estão capacitados para atuarem em situações de emergência. 

A Secult lamenta a decisão, a ausência de uma prévia notificação e ressalta que o Museu do Piauí cumpre com todas as exigências. Quando o órgão for notificado, vai recorrer da decisão e apresentar todos os documentos comprobatórios".

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

São João do Piauí - PI
Atualizado às 03h52
24°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
24°

Sensação

17.5 km/h

Vento

67.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sua primeira CNH2
Sua primeira CNH
Boletim COVID-19
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio