CAMPANHA VAICANA - JAN2021
Ecologia

Famílias de São Raimundo Nonato recebem o título do CAR

Do Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha – Estadual Nova Jerusalém.

20/01/2021 22h32
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação

Sessenta e nove famílias do Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha – Estadual Nova Jerusalém, em São Raimundo Nonato, recebem o título do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta quarta-feira (20/01). A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental da terra.

Os títulos serão entregues pela Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro, e pelo Governador, Wellington Dias.

O CAR é um registro público de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que integra informações ambientais das propriedades rurais referentes a Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, florestas, remanescentes de vegetação nativa, Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas.

"Com essas informações conseguimos controlar, monitorar e fazer o planejamento ambiental, econômico das propriedades rurais", explica a secretária Sádia Castro.

O mapeamento ambiental do Assentamento Nova Jerusalém foi realizado pelo Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) da Semar, através de imagens de satélites, já que a verificação in loco foi comprometida pela pandemia de Covid-19. Contudo, a secretária Sádia Castro esclarece que,  posteriormente, haverá uma vista técnica da Semar para conferir se as informações dos satélites estão em conformidade com as observações de campo.

O consultor do CGEO, Danilo Lopes, explica que possuir o título do CAR permite que o agricultor tenha acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Essa declaração facilita o acesso à linhas de crédito voltado para agricultores familiares. O CAR também é necessário para o licenciamento ambiental.

 “Ter o título do CAR facilita o acesso a linhas de crédito rural, fortalece a agricultura familiar e a cidadania das populações que moram em áreas mais remotas”, destaca Danilo Lopes.

Sobre o Centro de Geotecnologia (CGEO).

O Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) é um órgão criado para dar suporte técnico e geotecnológico a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e ao Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

O CAR é realizado pelo CGEO e concentra todas as atividades relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural. "Atualmente, o Piauí já possui mais de 218 mil cadastros na base oficial”, ressalta a diretora do Centro de Geotecnologia (CGEO), Grattyelle Teles.