AUTO ESCOLA 2a
PRO PIAUI 3
Rio Piauí

Baixo nível da água do rio Piauí coloca em risco a vida dos peixes

Com pouca água os peixes já mostram dificuldade em respirar.

11/11/2020 15h58
Por: Redação
Fonte: Portal Sanjoanense

No último sábado, dia 07/11, populares nos procuram para avisar que a vasão da Barragem do Jenipapo estava muito fraca. Estavam falando da água que sai através de escotilhas, tecnicamente chamada de Tomada D’água, e popularmente de “esguicho”.

Estivemos no local e podemos comprovar a denúncia, entramos em contato com a pessoa responsável pelo controle do fluxo da água liberada pelas comportas, relatamos a possibilidade de uma tragédia ambiental como a mortandade de peixe que poderia ocorrer com o baixo nível do leito do rio.

O senhor Manoel do DNOCS, como é conhecido, nos informou que na segunda-feira, dia 09/11, iriam resolver o problema. Retornamos à escotilha na manhã desta quarta-feira, dia 11/11, a situação permanecia do mesmo jeito e a água apresentava uma cor amarelada (barrenta), muito diferente do normal.

Voltamos a entrar em contato com o responsável pela manutenção da vasão, o mesmo nos disse que no final de semana uma passagem molhada na região a baixo da cidade estava em manutenção por populares e solicitaram esperar mais um pouco na liberação da água para assim concluir a obra.

O volume da água baixou tanto que já podíamos ver peixes à flor da água, com dificuldade de respirar, abaixo da passarela na zona urbana ficam réguas fixadas pela Agência Nacional das Águas – ANA que medem o nível do leito do Rio Piauí, e no momento que estivemos no local podemos ver que estava a baixo de 4 centímetros.

O Sr. Christopher Jorge Saraiva Amorim, Diretor do DNOCS no Piauí, ao tomar conhecimento da situação, entrou em contato com nossa redação para nos informar que autorizou o aumento da vasão e que a ação deve acontecer na manhã dessa quinta-feira, dia 12/11. “Estamos aqui para trabalhar pelo bem de todos” nos disse o Amorim.