PRO PIAUI 3
AUTO ESCOLA 2a
Eleições 2020

Disque Eleições estará disponível na véspera e no dia da votação, diz TRE-PI

O serviço estará à disposição nos dias 14, 15, 28 e 29 de novembro.

27/07/2020 22h15
Por: Redação
Fonte: Portal Cidade Verde

O Disque Eleições estará disponível na véspera e no dia da votação em 2020, tanto no primeiro turno como no segundo turno - se houver. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou, nesta segunda (27), que o serviço estará à disposição nos dias 14, 15, 28 e 29 de novembro. A data das eleições foi adiada devido a pandemia da Covid-19 no Brasil.

O número do Disque Eleições é 0800-086-5040 e, segundo  o TRE-PI, "em sua nova formulação, tornou-se mais preciso e eficiente, sem duplicidade de atribuições com relação aos outros serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral piauiense para a mesma finalidade – ouvir o cidadão". 

O TRE-PI esclarece que diante da pandemia, ocorreu a  necessidade de reformular a implantação e utilização do Disque Eleições. "O objetivo da medida é estimular a utilização de aplicativos desenvolvidos e patenteados pela Justiça Eleitoral para o recebimento de denúncias, como o Pardal; o uso dos canais de informação oficial aos cidadãos, como a Ouvidoria e as Redes Sociais do TRE-PI".

Além disso, haverá a "economicidade de recursos públicos com redução de pagamento de horas extras a servidores plantonistas em espera por eventuais dúvidas e denúncias; e a proteção à saúde dos servidores da Justiça Eleitoral, evitando a aglomeração de pessoas em um centro de atendimento (call center), como ocorria no passado". 

"Todos os serviços prestados, em pleitos anteriores pelo Disque Eleições, serão ofertados com a mesma eficiência através dos sites da Justiça Eleitoral (www.tse.jus.br e www.tre-pi.jus.br). Neles estarão disponíveis a legislação (leis e resoluções) relativas às Eleições 2020, a jurisprudência – TSE/TRE-PI, os  manuais e folders diversos, as estatística e evolução do eleitorado e outras informações relevantes".

As consultas e outras solicitações também poderão ser feitas por meio de e-mails e atendimento telefônico. "A Justiça Eleitoral do Piauí encontra-se cada vez mais próxima do cidadão e pronta para ouvir as suas demandas pelos diversos meios de comunicação disponibilizados", diz o presidente do TRE-PI, Desembargador José James.

O Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, acrescenta que "a adaptação do Disque Eleições, neste ano, é resultado de estudos técnicos que apontaram que a melhor forma para atender as demandas surgidas no ano eleitoral seria reforçar os meios de comunicação já existentes, o que gera uma maior economicidade e eficiência na atividade desenvolvida no âmbito da Justiça Eleitoral do Piauí".


Com informações do TRE-PI