Sem categoria

Sanjoanense é nomeado Defensor Público Geral do Piauí

Biênio 2019/2021

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O defensor público Erisvaldo Marques dos Reis, foi o escolhido pelo governador Wellington Dias para o cargo de defensor público geral do Estado do Piauí, Biênio 2019/2021. A nomeação aconteceu nesta quinta-feira (28), no Palácio de Karnak,  em audiência entre o governador e a atual defensora pública geral,  Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes. O momento foi prestigiado por defensoras e defensores públicos, secretários de Governo, deputados, vereadores, servidores e colaboradores da Defensoria Pública.

Erisvaldo Marques é o atual subdefensor público geral do Estado do Piauí, cargo exercido desde 2015, por duas gestões, e do qual havia se afastado em janeiro deste ano, para concorrer à formação da lista tríplice, que é composta pelos três defensores públicos mais votados por seus pares.

A eleição da lista tríplice aconteceu no último dia 25. Erisvaldo Marques foi  eleito com 66 votos. O defensor público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro foi o segundo colocado com 59 votos e o defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto ficou em terceiro lugar, com 58 votos.

A escolha do chefe do Executivo se deu após receber a lista tríplice da atual defensora pública geral do Piauí, na noite da última quarta-feira (27). “Eu quero agradecer aos defensores e defensoras e faço isso através da Dra. Hildeth Evangelista,  que esteve à frente desses dois últimos mandatos. Ela, que tem uma dedicação muito especial, fez avançar a Defensoria, com mais defensores, com a presença em mais regiões do Estado, cuidando principalmente da proteção. Quando quiseram cortar por exemplo Bolsa Família e o Benefício da Prestação Continuada, a Defensoria estava lá, cuidando da defesa dos mais necessitados. Além disso, eu sempre digo que o defensor é, da parte do Estado, o advogado das pessoas que não têm condições de pagar um advogado, garantindo a legitima defesa ou o pleito junto ao Judiciário. Aqui, nomeamos o Dr. Erisvaldo Marques, que já é da equipe, que tem toda uma história de muito trabalho, muita dedicação. Fiz a escolha dele e confio, pelo Estado do Piauí, na continuidade deste trabalho. Estamos investindo para a conclusão da obra da nova sede da Defensoria na capital, com reforma e equipamentos e vamos buscar, durante este mandato, trabalhar juntos pelos interesses maiores do Piauí”, disse o governador Wellington Dias.

Hildeth Evangelista destacou a satisfação em passar o mandato para alguém que dará continuidade aos avanços alcançados. “Saímos com essa satisfação de termos cumprido a nossa missão institucional nestes dois biênios. De termos honrado o compromisso com os defensores, com o governador e com a população do Estado do Piauí. Está sendo nomeado agora o nosso subdefensor, Erisvaldo Marques dos Reis, para dar continuidade a esse trabalho, a esse desafio da Defensoria Pública, que é levar o acesso à Justiça gratuita e integral a todos os necessitados. Sabemos que a Defensoria Pública faz a diferença e é instrumento de transformação social aonde está presente. Vamos continuar com esse desafio de interiorização e fortalecimento da nossa Instituição”, afirmou.

O defensor público geral nomeado, Erisvaldo Marques, falou sobre os rumos da Defensoria Pública em sua gestão. “Nosso principal desafio é conseguir um incremento no Orçamento. A procura pelos serviços da Defensoria é cada vez maior. De 2017 para 2018 registramos um acréscimo de 30 mil pessoas procurando a Instituição. É um momento de crise no país e essa demanda aumenta mais ainda. Vamos conversar com o governador do Estado, com os representantes da Assembleia, para que possibilitem termos um Orçamento mais compatível e com isso teremos mais Defensores Públicos, poderemos estruturar melhor as Defensorias já existentes para que, no final as pessoas sejam as principais beneficiadas com a disponibilização de mais serviços. Estamos hoje em trinta e duas Comarcas de um total de sessenta, muitas já precisam de reforços em razão dessa crescente demanda. Quero agradecer ao reconhecimento da Classe e ao governador pela confiança para conduzir a Defensoria Pública nesses próximos dois anos”, afirmou  Erisvaldo Marques.

O defensor público geral nomeado é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e especialista em Direito Público pelo CEUT em parceria com o TCE/PI. É ex-Assessor Jurídico do TCE/PI. Em 2008 ingressou na Defensoria Pública do Estado, atuando em várias Regionais, sendo Titular das Regionais de Elesbão Veloso e da 1ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior. Atuou na Defensoria Itinerante e atualmente é Titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri da Capital.

Assessoria de Comunicação

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close