MunicipíosSão João do PiauíSem categoria

Vazão da comporta da Barragem do Jenipapo é reduzida e causa transtornos

Risco de mortandade de peixes e prejudica a produção agropecuária

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na manhã desta quarta-feira, dia 13, fomos procurados por pessoas que têm propriedades rurais no leito do Rio Piauí que fica na parte de baixo da Barragem do Jenipapo, segundo os ribeirinhos, um funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS reduziu tragicamente a vazão da Tomada D’Água (comporta) responsável pelo escoamento da água do açude para o curso do rio. Foi reduzido de 12% para 1,5%.

Uma das consequências foi imediata, o nível da água no leito baixou muito, causando um forte odor e o início de uma tragédia ambiental, a mortandade de peixe, pois já foi visto alguns boiando às margens do percurso fluvial.

Conversamos com o professor de Biologia Paulo Lopes Sobrinho da Universidade Estadual do Piauí – UESPI que nos explicou que se existe uma quantidade de peixe vivendo em um habitat e este tem o nível de água reduzido o que pode ocorrer é uma alteração na oxigenação da água e os peixes começaram a morrer.

Mas a parte da morte dos peixes não é o único problema, muitos que têm roças próximas ao rio usam a suas águas para a irrigação de suas lavoras como produção de hortaliças, pasto para o gado bovino, ovino e caprino, plantio de frutas, para o consumo animal e outras atividades. Com o nível da água muito baixo as bombas não conseguem puxar o preciso líquido para irrigar as plantações e ainda tem o problema do forte odor que causa rejeição pelos animais que não conseguem beber mais no rio.

Entramos em contato com o senhor Manoel, pessoa responsável pela manutenção da Barragem do Jenipapo, o mesmo nos disse que já estavam sabendo do problema e estão articulando meios de vir aumentar a vazão da comporta e assim sanar os problemas, mas estão com dificuldades de conseguir um transporte adequado para a viagem.

FOTOS ANTES DA REDUÇÃO

vazao_reduzida-5 vazao_reduzida-6 vazao_reduzida-7

FOTOS APÓS A REDUÇÃO

vazao_reduzida-4 vazao_reduzida-2 vazao_reduzida-1 vazao_reduzida-8

Queremos agradecer o Delso Ruben pelas fotografias da atual situação.

Portal Sanjoanense

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close